Ética na Filosofia Antiga
26 visualizações
- Filósofo que defendia que o conhecimento leva à virtude.
- A excelência moral, objetivo central da ética antiga.
- O método socrático de "dar à luz" às ideias.
- Discípulo de Platão, desenvolveu a ética da Eudaimonia.
- Palavra grega para felicidade ou florescimento humano.
- Para Aristóteles, é como se adquire a virtude.
- O caminho da virtude, evitando os excessos, segundo Aristóteles.
- Período da filosofia após as conquistas de Alexandre, o Grande.
- Escola que buscava a serenidade (ataraxia) através da aceitação do destino.
- A tranquilidade da alma, ideal para estoicos e epicuristas.
- Desprezavam as convenções sociais e buscavam uma vida simples.
- Buscavam o prazer moderado e a ausência de dor.
- O objetivo final da vida, segundo a maioria dos filósofos éticos.
- Conjunto de regras e costumes considerados corretos.
- Para Sócrates, o ponto de partida para uma vida ética.
5 e | |||||||||||||||||||||||||||
3 m | a | i | ê | u | t | i | c | a | |||||||||||||||||||
d | |||||||||||||||||||||||||||
a | |||||||||||||||||||||||||||
i | |||||||||||||||||||||||||||
m | |||||||||||||||||||||||||||
13 f | o | ||||||||||||||||||||||||||
15 c | o | n | h | e | c | i | m | e | n | t | o | ||||||||||||||||
l | i | ||||||||||||||||||||||||||
i | a | ||||||||||||||||||||||||||
14 m | c | ||||||||||||||||||||||||||
9 e | s | t | o | i | c | o | s | ||||||||||||||||||||
7 m | r | d | |||||||||||||||||||||||||
8 h | e | l | e | n | í | s | t | i | c | a | a | ||||||||||||||||
10 a | t | 4 a | r | a | x | i | a | l | d | ||||||||||||||||||
12 e | r | o | e | ||||||||||||||||||||||||
p | i | - | |||||||||||||||||||||||||
i | s | t | |||||||||||||||||||||||||
c | t | e | |||||||||||||||||||||||||
u | ó | r | |||||||||||||||||||||||||
11 c | r | t | m | ||||||||||||||||||||||||
í | i | e | o | ||||||||||||||||||||||||
n | s | l | |||||||||||||||||||||||||
2 v | i | r | t | u | d | e | |||||||||||||||||||||
1 s | ó | c | r | a | t | e | s | ||||||||||||||||||||
6 h | á | b | i | t | o | s | |||||||||||||||||||||
s | |||||||||||||||||||||||||||