Psicologia e processos educacionais II
39 visualizações
Texto RESSIGNIFICANDO A QUEIXA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DO PARQUE PARA A DESMEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
- Processo pelo qual dificuldades escolares são transformadas em diagnósticos
- Designa a culpabilização do aluno por não atender às expectativas escolares
- Demandas que historicamente direcionam o psicólogo escolar a avaliações psicológ
- Compreensão dos insucessos escolares numa perspectiva coletiva, crítica
- Proposta que busca construir sentidos coletivos para o sofrimento escolar
- Perspectiva teórica que propõe romper com práticas individualizantes e patologiz
- Estratégia do PARQUE que visa mudar o entendimento das dificuldades escolares
- Abordagem educacional que valoriza a diversidade e rompe com lógicas excludentes
4 f | r | a | c | a | s | 7 s | o | |||||||||
5 p | e | |||||||||||||||
8 i | n | 6 c | l | u | s | i | v | a | n | |||||||
r | r | t | ||||||||||||||
í | 3 t | 2 q | u | e | i | x | a | |||||||||
t | r | u | d | |||||||||||||
i | a | e | o | |||||||||||||
c | d | |||||||||||||||
1 m | e | d | i | c | a | l | i | z | a | ç | ã | o | ||||
c | ||||||||||||||||
i | ||||||||||||||||
o | ||||||||||||||||
n | ||||||||||||||||
a | ||||||||||||||||
i | ||||||||||||||||
s |