Parasitologia
04/07/2018
Apresentação Horizontal
Palavras horizontais
- A vacina para esta parasitose já foi testada em camundongos, em 2015. De acordo com os testes, o imunizante aumentou a sobrevivência de animais infectados, diminuiu a carga parasitária e reduziu sintomas como arritmias cardíacas. O vetor desta parasitose é hematófago e possui hábitos noturnos. O agente etiológico, após ser ingerido pelo vetor, se multiplica, sofre transformações e migram para o reto do vetor, estando apto para nova infecção. Trata-se de qual agente etiológico? (17)
- Essa doença é um enorme problema de saúde pública com uma tendência grande a urbanização, principalmente em nosso país. A Bahia é um dos estados mais afetados, sendo Morro de São Paulo, Valença, Jequiriçá e Gandú áreas hiperendêmicas. A doença pode ter desenvolvimento abrupto ou gradual. O inseto vetor desse parasita é um mosquito Flebotomíneo. O ciclo de transmissão é dividido em duas partes: Ciclo Silvestre e Ciclo doméstico. Os sinais sistêmicos típicos estão associados a febre intermitente, palidez das mucosas, esplenomegalia e progressivo emagrecimento com enfraquecimento geral do paciente. Que doença é causada por esse parasita? (12)
- É um parasita extremamente musculoso. Seu habitat é o intestino delgado. Por se alimentar de carboidratos, lipídeos e proteínas pode causar grande prejuízo no desenvolvimento cognitivo e corporal, principalmente em crianças, levando a um quadro de desnutrição e depauperamento físico e metal. O diagnóstico ocorre com raio X, nota-se uma endemiação característica de uma pneumonia eosinofílica. Que parasita é esse? (20)
- A falta de vacinas, bem como falta de variadas opções de tratamento contra muitas parasitoses humanas, decorre principalmente do fato delas serem doenças _______________. (14)
- É um nematódeo adquirido pela pele. Geralmente causa infecções muito brandas e de difícil diagnóstico, com exceção em indivíduos imunossuprimidos. Esse parasita apresenta dois ciclos, um de vida livre e um ciclo parasitário. Sua forma de diagnóstico é a partir das larvas que são eliminadas nas fezes, diferentemente dos outros nematódeos que liberam ovos. As larvas apresentam termotropismo. O quadro apresentado em caso de infecção por esse parasita é brando, onde a pessoa tem 2 ou 3 dias de diarreia intercalada com várias semanas de fluxo intestinal normal, o que por sua vez dificulta muito o diagnóstico. Que parasita é esse? (25)
Palavras verticais
- Não há vacinas para esta parasitose em humanos, porém, estudos publicados em 2017 mostram um cenário promissor para o desenvolvimento de uma vacina baseada em antígenos expressos pelo parasito durante seu ciclo de vida. A mesma foi testada em ratos transgênicos infectados pelo parasito e mostrou-se eficaz no combate ao parasito. Este é um protozoário intracelular obrigatório eurixeno, ou seja, capaz de infectar diferentes espécies de animais homeotérmicos, inclusive o homem. Porém, aqui no Brasil apenas os felídeos são hospedeiros definitivos. Trata-se de vacina contra qual protozoário? (17)
- Com o avanço tecnológico foi possível desenvolver novas técnicas para a produção de vacinas, como introdução de fragmentos de genes ou utilização de genes com capacidade de codificar antígenos e potencializá-los imunologicamente. Um antígeno vacinal recombinante incluindo a vacina S3P9 e também antígenos clonados de oncosferas de __________ foi testada e mostrou-se eficaz contra o parasito em suínos. Em Humanos, este helminto pode causar dois tipos de patologia a depender se alberga o parasito adulto em seu intestino ou contém os cisticercos em outros tecidos. (13)
- Estudos para a formulação de vacinas que combatam esta parasitose em humanos está em fase de testes, sendo realizados por Instituições de Pesquisas brasileiras . Após a primeira etapa de testes em adultos, o antígeno apresentou-se como uma vacina segura estando apta para a segunda fase de testes. O hospedeiro intermediário vive na beira de coleções de águas doces naturais ou artificiais. O agente etiológico desta doença pertence ao filo Plathyhelminthes e apresenta dimorfismo sexual. A fêmea vive albergada no canal ginecóforo do macho. O ovo apresenta uma espícula lateral. A que parasitose estamos nos referindo? (14)
- Complete. As primeiras vacinas foram produzidas tanto de microorganismos ________ e atenuados quanto de microorganismos mortos e inativados. (5)
- É uma endemia à qual todo mundo, principalmente turistas, estão fatalmente expostos. 90% dos casos no Brasil são oriundos da Amazônia, os outros 10% são de pessoas que entraram em contato através de viagens. A principal forma de transmissão é vetorial. A principal característica dessa doença é a febre, chamada de crise proxística. Qual o protozoário causador dessa doença? (10)