Parasitologia
04/07/2018
Apresentação Horizontal
Palavras horizontais
- Não há vacinas para esta parasitose em humanos, porém, estudos publicados em 2017 mostram um cenário promissor para o desenvolvimento de uma vacina baseada em antígenos expressos pelo parasito durante seu ciclo de vida. A mesma foi testada em ratos transgênicos infectados pelo parasito e mostrou-se eficaz no combate ao parasito. Este é um protozoário intracelular obrigatório eurixeno, ou seja, capaz de infectar diferentes espécies de animais homeotérmicos, inclusive o homem. Porém, aqui no Brasil apenas os felídeos são hospedeiros definitivos. Trata-se de vacina contra qual protozoário? (17)
- Complete. As primeiras vacinas foram produzidas tanto de microorganismos ________ e atenuados quanto de microorganismos mortos e inativados. (5)
- A vacina para esta parasitose já foi testada em camundongos, em 2015. De acordo com os testes, o imunizante aumentou a sobrevivência de animais infectados, diminuiu a carga parasitária e reduziu sintomas como arritmias cardíacas. O vetor desta parasitose é hematófago e possui hábitos noturnos. O agente etiológico, após ser ingerido pelo vetor, se multiplica, sofre transformações e migram para o reto do vetor, estando apto para nova infecção. Trata-se de qual agente etiológico? (17)
Palavras verticais
- Estudos para a formulação de vacinas que combatam esta parasitose em humanos está em fase de testes, sendo realizados por Instituições de Pesquisas brasileiras . Após a primeira etapa de testes em adultos, o antígeno apresentou-se como uma vacina segura estando apta para a segunda fase de testes. O hospedeiro intermediário vive na beira de coleções de águas doces naturais ou artificiais. O agente etiológico desta doença pertence ao filo Plathyhelminthes e apresenta dimorfismo sexual. A fêmea vive albergada no canal ginecóforo do macho. O ovo apresenta uma espícula lateral. A que parasitose estamos nos referindo? (14)