Características a serem avaliadas durante a confecção da Prótese Fixa
03/07/2018
Palavras horizontais
- È muito importante que a cerâmica sobrepasse o bordo incisal em pelo menos 1mm, terminando na superfície lingual sempre que possível a pelo menos 0,5mm de distância do contato oclusal. O que não é adequado que aconteça na interface metal/cerâmica, muito embora, se saiba que essa área é utilizada, principalmente nos dentes superiores durante os movimentos laterais e protusivos, porém que minimiza-se a chance de possíveis problemas na cerâmica colocando o ponto de contato exclusivamente em metal ou em cerâmica? (15)
- A sua quantidade determina o ajuste ideal. Se uma peça metálica apresentar uma quantidade excessiva de contatos internos, possivelmente apresentará também retenção friccional acentuada e será impossível cimenta-la adequadamente, sem provocar desajustes da oclusão após este passo. A coroa se apresentará alta após cimentada. A técnica de ajuste com alívio dos contatos internos com soluções evidenciadoras ou películas de elastômeros tem justamente mente a finalidade de reduzir esses contatos e criar espaço adequado para o cimento. Uma retenção friccional adequada é aquela que permite a peça metálica manter-se adaptada ao dente preparado, sem deslocamentos, mesmo no arco superior poderá ser removida através da pressão dos dedos e tração gengivo-oclusal, que gera carga média de 400 gr. Quando houver necessidade do uso de instrumentos para aplicação de força acentuada de deslocamento ou mesmo de saca-pontes para remover uma estrutura, pode significa excesso de contatos prematuros. (19)
- A ausência deste provoca uma deficiência de adaptação na margem cervical e pode ser obtido na demarcação da linha do término cervical com uma ponta de grafite ou cera. Quando o tecnico em protese proceder a etapa de selamento marginal,previamente a inclusão, a cera de fundição deverá cobrir esta linha delineada com grafite na margem do troquel. Após regularização e acabamento do padrão de cera de inclusão, se este for removido do troquel e analisado internamente, será possível visualizar a linha do término cervical e um pequeno excesso cervical em todo contorno. (16)
- Para uma IE bem adaptada ao dente preparado e seccionado juntamente com ele no sentido vestibulolingual, depende de relações que mostrará as seguintes características gerais - contato mínimo em alguns pontos, notadamente no terço cervical, entre o metal interno e o dente preparado; se este contato for acentuado, a retenção friccional será excessiva e a cimentação impossível de ser realizada sem desajuste vertical, pois não há espaço suficiente para acomodação da película do agente cimentante. Se, por outro lado, não houver contato nenhum e, nem proximidade entre as partes, a peça metálica se apresentará folgada e dependerá exclusivamente do cimento para permanecer no seu lugar e isso será praticamente impossível se o local em questão for de carga funcional intensa. - Espaço interno de 30 – 50 micrometros nas regiões correspondentes ao 1/3 médio e oclusal/incisal, sendo rara ocorrência de contatos nessas regiões. - Espaço interno de 150-200 micrômetros, podendo chegar a 400 micrômetros com liga de metais básicos, entre a superfície interna de peça fundida (16)
- Nos casos em que a crista marginal for coberta em cerâmica, é interessante que a cinta metálica invada a face proximal e seja construída com uma elevação nessa área para manter a crista marginal em cerâmica perfeitamente suportada por uma base metálica. Assim, o que deverão apresentar para uma suave concavidade voltada para a face oclusal que servirá para dar sustentação a cerâmica, evitando que esteja presente em uma extensão que em alguns casos pode chegar a 4 ou até 5 mm, tornando altamente suscetível a fratura, principalmente nas situações em que o contato oclusal ocorre sobre a crista marginal? (19)
- Após a remoção de prótese fixa provisória com o auxílio de instrumentos ou saca – pontes, remover qualquer resíduo de cimento temporário com sondas e complementar a limpeza com solvente específico para essa finalidade. A permanência desse material nas margens cervicais ou paredes axiais pode impedir ou dificultar o assentamento completo do retentor (18)
- A infra-estrutura ideal então teria uma espessura mínima de 0,3 a 0,5mm, correspondendo também a forma aproximada da anatomia final da coroa em cerâmica, reduzida a aproximadamente ¼ para confecção dessa estrutura posterior é fundamental que de desenvolva um contorno de escultura que compense qualquer eventual perda de substancia do dente preparado. A cerâmica deverá ter uma espessura uniforme e o metal poderá variar de espessura, sendo aumentado nas áreas onde houver falta no preparo dental. De forma a preservar qual característica anatômica da cerâmica. (18)
- È de fundamental importância para manter a integridade do padrão de cera quando de sua remoção do troquel e, posteriormente, nas fases de aplicação da cerâmica, situação em que a liga metálica será levada a temperaturas muito próximas de sua zona de fusão. Assim, cria-se condições de resistência á liga metálica contra distorções provocadas pelo resfriamento da cerâmica. Ela deverá ter uma altura aproximada de 0,5 na face vestibular e 2,5 mm na lingual, tanto em ligas nobres quanto em ligas de níquel-cromo. (14)
- Todas as superfícies de infra-estrutura que serão revestidas pela cerâmica deverão ser completamente arredondadas, sem a presença do que? Uma vez que arestas internas concentram tensões e podem criar condições para o início de trincas na cerâmica. (13)
- Qual é o nome da forma de desajuste marginal que ocorre quando a sonda exploradora, dirigida para o interior do sulco gengival, encontra a parte do término cervical do dente preparado não coberta pelo material da IE, pois o metal se encontra aquém da margem preparada do dente. A passagem da sonda evidencia mudança brusca na direção, correspondente ao desajuste. Esse tipo de desajuste marginal geralmente ocorre devido ao recorte incorreto dos troqueis, onde a peça se encontra adaptada. Como parte do término cervical foi inadvertidamente removido durante o recorte do troquel, o resultado é esse tipo de falha. (15)
Palavras verticais
- Qual é o nome do desgaste marginal encontrado quando a ponta da sonda exploradora detecta um espaço existente entre a margem da restauração e o término cervical. Significa que há uma deficiência da peça fundida em direção vertical e que ela é incapaz de atingir as bordas preparadas permitindo que a sonda penetra entre as margens metálicas e dentinária? (15)
- É o sistema de prótese mais utilizado nas modalidades de reabilitação oral. Sua versatilidade fez com que essa técnica possa ser indicada em elementos unitários estéticos anteriores e posteriores, em próteses fixas pequenas e extensas, em combinações de próteses fixas e removíveis, através de encaixes e, mais recentemente, nas necessidades provocadas pelas próteses sobre implantes. Os fatores que as possibilitam suprem a essas demandas? Estética superior. Grande resistência mecânica possibilitando as mais variadas utilizações clínicas e sua fácil técnica de confecção. (14)
- São tintas, geralmente hidrossolúveis, aplicadas a superfície interna das infra-estruturas metalicas, em finas camadas. Após secas, com leves jatos de ar, a IE, e assentada e pressionada contra o dente preparado, também devidamente seco. Ao serem removidas, possibilitam a detecção e visualização de pontos da superfície interna das IE que estão impedindo o seu assentamento completo, pelo contato que estabelecem com as superfícies externas do dente preparado. É possível que este recurso também já tenha sido utilizado pelo técnico de laboratório com o mesmo objetivo, buscando a adaptação da IE no seu respectivo troquel (26)
- Esse tipo de trabalho deve apresentar as seguintes características: infra-estrutura com dimensão anatômica aproximada de 2/3 do trabalho definitivo, extensão proximo-incisal para suportar a superfície livre da cerâmica e presença da cinta metálica lingual obedecendo as características estéticas. E talvez seja o desenho mais simples das infra-estruturas metalocerâmicas (26)
- Mesmo as mais modernas, não possuem resistência adequada para suportar forças mastigatórias em peças múltiplas, que é a situação mais freqüentemente encontrada na clínica, pois embora apresentem grande resistência á compressão, mão possuem resistência adequada á tração e ao cisalhamento. (23)
- A tentativa imediata de adaptar uma IE a um dente preparado pode originar, como primeiras observação, a visualização de margens desajustadas. Mesmo que o troquel seja uma réplica fiel das características da forma, contorno e dimensões do dente preparado, não se pode esquecer que ele foi obtido a partir de um molde de material elástico e vazado em gesso especial, materiais esses que sofrem alterações dimensionais, sendo que o gesso aceita pressões e sofre desgastes, que não ocorrem com a dentina do dente preparado. Daí uma IE adaptada perfeitamente num troquel de gesso nem sempre significa que estará perfeitamente adaptada ao dente preparado. Adequar uma ao outro e função primordial, básica e principal do CD, interessado em fornecer ao paciente um trabalho protético próximo do ideal (18)
- Para que ele aconteça na superfície, o aspecto a ser considerado é a extensão metálica das cintas em direção incisal é um aspecto a ser considerado, nos casos em que o espaço interincisal pode estar diminuído em função de características clínicas. Além disso, diferentes desenhos poderão ser utilizados na infra-estrutura de forma que o ponto de contato poderá se encontrar mais próximo da região cervical ou da regiãincisalo . (24)
- Baseados numa série de trabalhos científicos pode-se estabelecer parâmetros médios de que a cerâmica numa prótese metalocerâmica não deve ter a espessura inferior a 1mm ou superior a 2,5mm. Isso permite uma maior versatilidade de planejamento nas superfícies oclusais. Nos fundos de sulcos, por exemplo, onde existe, mínimo espaço, o preparo dental deve possibilitar uma espessura mínima de 1mm, e nas pontas de cúspides muitas vezes, deve-se ter uma compensação, para manter a espessura de cerâmica, através dão que? (18)
- Qual é o nome do desajuste marginal encontrado quando a sonda exploradora desliza pela margem metálica em excesso, em direção ao sulco gengival, sem encontrar o dente preparado no mesmo nível, ocorrendo desvio abrupto de sua trajetória, também pode ser consequência de recorte incorreto do troquel, com recorte além do término cervical e geralmente apresenta um sinal clínico bastante visível, que é a presença de isquemia no local afetado? Outro sinal clínico é o deslocamento da infraestrutura pela ação das fibras circulares da margem gengival, que exercem pressão e são capazes de deslocar a peça; também pode provocar trauma gengival e pequenos sangramentos. (15)